Fechar Vídeo

CotandoSeguro.com

Cotando Seguro Barato? Desafiamos Preços Menores

Qual é o valor do seguro auto

Vários fatores determinam qual será o valor do seguro do seu automóvel. A regra básica é: quanto menor o risco, menos você vai pagar pelo seguro.  Para as seguradoras, menor risco significa que, ao contratar o seguro, o consumidor forneça informações completas, verdadeiras, não omitindo nada. Um exemplo de omissão grave é quem são os outros motoristas que habitualmente dirigem o carro. Essas e outras informações são fundamentais para o cálculo do prêmio. Se você possuir garagem para guardar o carro à noite ou se cuida bem do veículo, faz manutenção regularmente, atende aos chamados de recall das montadoras, tudo isso ajuda a diminuir o preço do seguro. O contrário, isto é, declarações falsas e incompletas ou omissão são motivos para as seguradoras recusarem o pagamento da indenização.

Uma boa dica é antes de escolher o automóvel pesquisar os modelos mais roubados. Os veículos mais visados pelos ladrões tem um custo do seguro mais alto, já que o risco para a seguradora é maior. Não é difícil encontrar essa informação, o site do Cesvi (Centro de Experimentação e Segurança Viária) em http://www.cesvibrasil.com.br/index.shtm mostra o Índice de Segurança da maioria dos veículos comercializados no país e essa informação deve ser levada em conta quando for planejar a compra de um novo carro.

Item importante é a escolha do valor da franquia. Franquia é a participação do segurado se responsabilizando por uma parte em um eventual prejuízo e é estabelecida na proposta e na apólice. A franquia também funciona como uma garantia de que o segurado não vai mandar o automóvel para a funilaria na conta da seguradora a cada batidinha de estacionamento. Quanto maior o valor da franquia, menor é o preço do seguro e determiná-la depende das suas necessidades. Se a preocupação for receber a indenização integral, o ideal é escolher uma franquia mais alta para reduzir o preço do seguro. Essa opção é adequada para motoristas que usam muito o carro, trafegam por regiões em que a probabilidade de um acidente é maior. Pagando uma franquia maior obtêm mais proteção. Se para você o risco maior é o de pequenos danos como batidas de pouca consequência, se usa pouco o carro, dirige com cuidado e estaciona em garagens fechadas, convém escolher uma franquia mais baixa, pois poderá ser utilizada mais de uma vez.

O preço de um seguro (prêmio) é calculado pelo risco e o instrumento que as seguradoras usam para diferenciar os riscos dos diversos segurados é um questionário de avaliação de risco. Pequenas diferenças no perfil de risco fazem a diferença em relação ao preço do seguro. As informações solicitadas variam entre as seguradoras, mas o perfil do segurado, a marca, tipo, ano de fabricação do veículo, a região onde você mora e o uso do veículo e, ainda as garantias contratadas, o valor da franquia, o plano de Assistência 24h, os bônus e eventuais descontos especiais, são os itens preponderantes que definem o custo do seguro. Idade por exemplo: as estatísticas provam que motoristas com idade entre 18 e 25 anos são mais predispostos a dirigir perigosamente e circular por áreas consideradas de risco pela alta incidência de furtos de veículos como as vizinhanças de universidades, de casas noturnas, etc. As estatísticas comprovam também que as mulheres são mais cautelosas ao dirigir, o seguro para elas custam menos. É importante pedir à seguradora, por intermédio do seu corretor, para alterar as informações do perfil sempre que houver alterações como mudança de endereço ou alteração dos condutores. Algumas empresas oferecem descontos para quem instalar equipamentos que protejam o carro como rastreadores e bloqueadores que impedem que o carro seja ligado.

A última dica é sempre contratar seguro com um corretor de seguros que vai ajudar a encontrar o seguro mais adequado às suas necessidades, orientar sobre os tipos de cobertura que servem ao seu perfil de motorista e aos riscos que o seu carro está exposto cotidianamente e representá-lo perante a seguradora em caso de acidentes, roubo ou perda do seu veículo.


 
 

Assista